top of page

Exposição "Corpo Cru" no Centro Cultural Penedo da Saudade.

  • Foto do escritor: grande coisa
    grande coisa
  • 31 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Foi inaugurada no dia 23 de maio a exposição Corpo Cru no Centro Cultural Penedo da Saudade dedicada à obra homónima do poeta João Damasceno.


Este evento foi promovido na ocasião da nova edição do livro Corpo Cru, desta vez integrando ilustrações de José Fonte, exibidas na exposição.


A Grande Coisa! foi co-organizadora a convite de Joana Damasceno, sobrinha do escritor e docente do IPC.


Na apresentação da nova edição do livro estiveram presentes João Maria André, que a prefaciou, o irmão Rui Damasceno, responsável pela re-impressão da obra e Carlos Campos, membro da Grande Coisa!. Após a apresentação do livro foram lidos poemas por José Castela, Rui e Madalena Damasceno, acompanhados musicalmente por Pedro Damasceno (uma família de artistas!)


A Grande Coisa! aderiu a esta iniciativa cedendo a instalação audiovisual elaborada no âmbito da Viagem Literária João Damasceno  realizada em 2021, onde 14 músicos interpretam 13 poemas do escritor de Coimbra, e acompanhada agora das ilustrações produzidas por José Fonte. Ao longo de um percurso existente nesse espaço pode-se ouvir a poesia de João Damasceno na voz de Filipe Costa, Nelson Matias, Pedro Damasceno, Adolfo Luxúria Canibal, Ricardo Jerónimo e Joana Corker, Luís Pedro Madeira, JP Simões, Raquel Ralha, Vânia Couto, Manuel Pires da Rocha, Vitor Torpedo, MC Ruze e Catarina Moura.


Corpo Cru, de João Damasceno, publicado por Fenda Edições em 1983, foi reeditado pela Tipografia Damasceno, enriquecido com ilustrações do artista José Fonte, prefácio de João Maria André e trabalho tipográfico de Rui Damasceno e Paulo Lage. O livro de poesia é um misto de emoções de repulsa e admiração pelo corpo, alegoria da natureza em bruto e da metamorfose constante a que estamos sujeitos como seres humanos, inseridos numa comunidade em mutação e que, muitas vezes, não conseguimos acompanhar pela nossa vulnerabilidade.

 

A exposição presente no Centro Cultural Penedo da Saudade do IPC pode ser visitada até dia 23 de Junho de 2024.

Comments


Grande Coisa! 
Associação Cultural e Artística                      acagrandecoisa@gmail.com                            © 2020 by Blu
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page