
Grande Coisa!
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA
PROJECTO VIAGENS LITERÁRIAS |
O Projecto Viagens Literárias realiza-se desde 2017, tendo sido organizado por um grupo que hoje constitui a associação.
É um projecto multidisciplinar, quer a nível artístico, quer a nível sensorial, por todo o conteúdo e envolvência promovidos em cada Viagem. Na Região Centro, o Projeto Viagens Literárias parece-nos único e original, alargando a oferta cultural e artística e explorando um potencial riquíssimo existente.
O objetivo primordial deste projeto é o de dar a conhecer os escritores da Região Centro, seja através da sua obra, seja através dos lugares que eles frequentavam e que de algum modo os influenciaram. Em simultâneo, promove-se a descoberta da região, da sua geografia, gastronomia, cultura, história, património, hábitos e gentes. O Projecto Viagens Literárias permite ainda o entrosamento entre os viajantes e entre estes e a população local.
BREVE HISTÓRICO DO PROJECTO |
O projecto teve início no ano de 2017 com a realização da primeira Viagem Literária dedicada ao escritor Antero de Quental.
A Viagem Literária, Antero de Quental, Entre Coimbra e o Bussaco realizou-se por duas vezes: a 24 de Setembro de 2017 e a 14 de Julho de 2018, esta última integrada no 10º Festival das Artes organizado pela Fundação Inês de Castro e com a parceria do Município da Mealhada e Fundação da Mata do Bussaco. Ambas tiveram lotação esgotada.
A Viagem Literária, Carlos de Oliveira, Entre Coimbra e a Gândara realizou-se a 16 de Junho de 2018 em parceria com o Município de Cantanhede e teve igualmente lotação esgotada.
A Viagem Literária de Jorge de Sena, Entre Coimbra e Figueira da Foz foi realizada a 20 de Julho de 2019 no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor e foi integrada no Festival das Artes (11ª edição) contando com a parceria do Município da Figueira da Foz, tendo a sua lotação esgotada.
Por ocasião do centenário do nascimento do escritor Carlos de Oliveira, realizou-se uma segunda edição da Viagem Literária, no dia 10 de Julho de 2021.
A Viagem Literária João Damasceno em Coimbra foi realizada a 6 de Novembro de 2021. Foram realizados dois percursos que levaram os viajantes a escutar, a sentir a sua poesia e a descobrir lugares simbólicos da sua vida em Coimbra.
DUAS VIAGENS, 4 VÍRGULAS, 5 ESTAÇÕES, O MESMO PONTO FINAL
4 vírgulas, 4 intervalos para que a sua poesia ecoe pela cidade.
5 estações, 5 lugares de paragem, de escuta e de observação.
Ponto final, sentir juntos o poente de João Damasceno.
A Viagem literária Ruben A: Pelo Mondego, entre Coimbra e Montemor-o-Velho foi realizada a 29 de Outubro de 2022 e foi inspirada numa das viagens que o autor realizou pelos rios de Portugal.
Fomos de Coimbra até Montemor-o-Velho, pelo Mondego. Partimos do Centro Hípico de Coimbra e rumámos ao Castelo de Montemor, ao encontro da Torre da Barbela. Foi uma tarde de festa, sempre à procura de Ruben A.
A Viagem Literária às Estrelas foi realizada a 22 de Julho de 2023 e foi realizada no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.
"Quando as cidades não nos cegam, ainda nos espantamos com o Firmamento que se dispõe por cima de nós. Hoje, tal como há 5000 anos, sentimo-nos pequenos perante a imensidão do Cosmos e ao mesmo tempo maravilhados com a suspensão no vazio deste pequeno astro Terra que é o nosso lar. A Ciência e a Arte sempre tentaram descrever o que observamos e sentimos perante as estrelas. Conhecemos um pouco mais, já viajamos para além do Sistema Solar, e ainda nos espantamos. Haverá sempre espaço para a Arte e para o Mágico quando olhamos, pensamos o Universo."
Criação e Produção: Grande Coisa!
(Carlos Campos, Carla Gomes, Helena Pereira, Elsa Gomes, João Nuno Teixeira, João Paulo Janicas, Rui Querido, Katrin Pieper, Tiago Mota, João Castro Gomes, Joana Almeida, Júlio Marta e Gonçalo Barros)
Textos interpretados por actores da Cooperativa Bonifrates.
A Viagem Literária às Estrelas foi inserida na programação da 14ª edição do Festival das Artes Quebra Jazz e foi apoiada pela Direção Regional de Cultura do Centro, pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.
A Viagem Literária Zeca Afonso, entre Coimbra e Aveiro foi realizada a 29 de Junho de 2024.
José Afonso, conhecido pelo diminutivo Zeca Afonso, é um dos símbolos da resistência à ditadura e uma figura incontornável da Revolução do 25 de Abril de 1974. No ano em que se comemoraram os 50 anos da Revolução de Abril, a Grande Coisa! realizou um espetáculo multidisciplinar que evocou José́ Afonso como cantor, compositor e poeta. Entre Coimbra e Aveiro, realizou-se um espetáculo, um percurso artístico, com a duração de 8h, assinalando a vida e o legado do artista, com a apresentação de performances, sessões de literatura, exibições musicais e instalações. No final de um percurso, que procurou ir ao encontro das origens de Zeca Afonso, realizou-se um espectáculo que celebrou a vida e a obra do artista na terra que o viu nascer.
O Percurso Literário Zeca Afonso, Cantor e Poeta, por Coimbra realizou-se a 21 de julho de 2025.
Zeca Afonso é um dos símbolos da resistência à ditadura e do 25 de Abril. No ano em que se comemoraram os 50 anos da Revolução de Abril, a Grande Coisa!, a convite do Festival das Artes Quebra Jazz, realizou o Percurso Literário Zeca Afonso, Cantor e Poeta.
Um percurso de 3 horas pelos lugares simbólicos da vida do poeta e cantor em Coimbra. Por vários palcos e cenários da cidade, com a apresentação de performances, exibições musicais e exposições, celebrou-se a vida e o legado artístico de José Afonso.
O Percurso Literário Zeca Afonso foi inserido na programação da 15ª edição do Festival das Artes Quebra Jazz e foi realizado em parceria com a Cooperativa Bonifrates, o Ateneu de Coimbra e a Escola Secundária José Falcão. Teve ainda a colaboração da AJA - Associação José Afonso, das Repúblicas Boa-Bay-Ela e Bota-Abaixo, e da Associação Académica de Coimbra. Foi apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. e pelo Município de Coimbra e patrocinado pelas Caves Messias.









